De um TCC a gigante dos pães de queijo: Cymco projeta faturamento de R$100 milhões em 2025

Empresa é considerada a maior indústria de pães de queijo congelados do sul do país

Em 2012, Frederico Cymbalista e sua esposa enxergaram no pão de queijo um produto com alto valor agregado, não apenas pelo apelo afetivo e cultural, mas também pelo seu potencial de gerar boas margens de lucro no food service. Eles perceberam que, apesar de tradicional, o produto poderia atender diferentes momentos de consumo e nichos do mercado. Com essa visão, utilizaram o Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em administração para estruturar o negócio e dar passos mais largos rumo à construção de um case de sucesso. A formalização e a estratégia bem definida impulsionaram o crescimento da marca, que atualmente é considerada a maior produtora de pão de queijo congelado do Sul do país. Hoje, a Cymco Alimentos projeta atingir R$100 milhões em faturamento em 2025, um crescimento de 41,5% em relação a 2024, quando a receita bruta alcançou R$70,7 milhões.

Fred, como prefere ser chamado, cresceu em meio ao universo da panificação: sua mãe possuía uma panificadora e seu pai comandava uma indústria do setor. Observando a demanda constante e o valor agregado positivo do pão de queijo, o casal estruturou um plano de negócio e captaram R$ 350 mil para dar vida à empresa. Uma parte significativa do capital veio de um financiamento bancário, com taxas de juros baixas conquistadas graças ao TCC, o que impulsionou o crescimento da empresa.

"A Cymco nasceu de um TCC, mas desde o começo enxergamos nela um potencial que ia além do acadêmico. O artigo nos deu a base para estruturar um modelo de negócio viável, mas foi a execução, no dia a dia, que nos desafiou de verdade. Transformar uma ideia no papel em uma operação real exigiu muito mais do que teoria, foi preciso adaptação, resiliência e uma crença de que nosso produto tinha espaço no mercado", ressalta Fred Cymbalista, CEO da empresa.

A primeira produção teve início em uma garagem de centro comercial, com o apoio de um consultor mineiro especializado no produto. No entanto, a jornada inicial não foi fácil: O próprio casal se dividia entre a produção, a entrega e a gestão do negócio. No início, enfrentaram os desafios naturais de estruturar a operação e conquistar mercado, incluindo a busca por representantes para expandir as vendas. Desde o começo, porém, apostaram em duas receitas distintas, uma de combate e outra premium, antecipando a estratégia que viria a definir sua futura linha de alimentos.

Apesar de um começo modesto, no primeiro ano de operação, a Cymco já produzia 10 toneladas por mês, atendendo Curitiba e o litoral do Paraná. Hoje, a produção diária ultrapassa esse número, alcançando cerca de 17 toneladas, com picos de até 20 toneladas. Além disso, muitos dos clientes conquistados naquele período continuam fiéis à marca.

Em 2024, a produção de pães de queijo alcançou 4.050 toneladas, refletindo um crescimento de 32% em relação a 2023. Para 2025, a projeção é atingir 5,3 mil toneladas, consolidando ainda mais a expansão da marca.

"Nosso crescimento é fruto de uma combinação de persistência e escuta ativa do mercado. Nunca se tratou apenas de vender pão de queijo, mas de entender o que os clientes realmente valorizam. Olhamos para esse novo ano com metas ousadas, mas fundamentadas em um plano estratégico sólido e na ampliação da nossa capacidade produtiva", ressalta o executivo.

Mudança de nome e expansão

A empresa começou suas atividades sob as marcas Forneria do Pão de Queijo e Forninho, até adotar o nome Pão de Queijo Mineiro. No entanto, as marcas pareciam genéricas, e foi só em 2021, com o apoio de especialistas em marketing, que nasceu a Cymco. O nome é a fusão do sobrenome de Fred (CYMbalista) com COmpany (empresa, em inglês). Além disso, o número de letras carrega simbolismos ligados ao número cinco, que representa os cinco sentidos, os cinco elementos da natureza e conceitos como liberdade, versatilidade e transformação.

"A transição para Cymco foi um marco para nós. Precisávamos de uma identidade que refletisse nossa visão de futuro. O nome carrega nossa história e, ao mesmo tempo, nos posiciona para novos desafios. Hoje, não somos apenas uma fábrica de pão de queijo, mas uma marca de alimentos que busca entregar qualidade e inovação a cada produto", comenta Cymbalista.

A empresa também investiu em três centros de distribuição e em uma frota própria para otimizar a logística de seus produtos, além de contar com revendedores licenciados para expandir sua presença em outras regiões. A comercialização ocorre em duas frentes: food service e varejo.

Em 2024, a marca alcançou 3 mil pontos de venda no food service, operando nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. A meta para este ano é expandir para 4 mil PDVs.

No varejo, foram 426 pontos de venda no último ano, com a expectativa de atingir 1 mil PDVs em 2025. Além disso, a presença em ilhas de supermercados foi de 70 em 2024, e a empresa planeja expandir para 600 até o final deste ano.

"A logística é um dos pilares do nosso crescimento. Investir em uma frota própria e em um centro de distribuição não foi apenas uma decisão operacional, mas uma estratégia para garantir escalabilidade e controle sobre a qualidade. Nosso objetivo é não apenas alcançar mais pontos de venda, mas chegar com excelência no cliente", pontua.

Ampliação de portfólio

A oferta de mix de produtos também evoluiu. Hoje, a Cymco conta com oito rótulos e foi além dos pães de queijo, que continuam sendo sua especialidade. Entre as novas adições estão palitos de queijo, chipa e dadinhos de tapioca. E, pensando especialmente nos clientes, criou a linha Momentos Especiais, com o propósito de transformar simples pausas em memórias afetivas, trazendo combinações que despertam conexão e prazer a cada mordida. Confira a lista completa de produtos:

Dia a dia

  • Pão de queijo tradicional: feito com bom percentual de queijo e uma mistura balanceada de ingredientes que resultam em um produto mais suave e com maior expansão do produto depois de assado;

  • Chipa: receita com origem paraguaia, o que difere a chipa do pão de queijo, é que essa se aproxima de um biscoito, com uma massa mais firme, em formato de ferradura.

Para compartilhar

  • Dadinho de tapioca: se destaca pelo sabor inigualável do queijo coalho, com a textura da tapioca e uma mistura exata de temperos. Pode ser preparado frito ou assado;

  • Palito de provolone: produto com sabor marcante e garantia de grande quantidade de queijo 100% natural.

Momentos especiais

  • Pão de queijo parmesão: possui alto percentual de queijo meia cura, que aliado ao sabor inconfundível do queijo parmesão, torna esse pão de queijo um produto diferenciado e incomparável.

Saúde e bem-estar

  • Pão de queijo mini bites: feito com queijo coalho e ingredientes naturais e selecionados. O tamanho é ideal para o lanchinho das crianças. Esse produto é uma parceria com o perfil Comidinhas de Diana.

  • Pão de queijo artesanal: feito com um processo artesanal de produção quente chamado de escaldo, possui apenas cinco ingredientes, além do queijo meia cura, que tem sabor proeminente;

  • Pão de queijo zero lactose: o mesmo pão de queijo artesanal, mas na versão sem lactose. Possui mistura de queijos minas, parmesão e leite de verdade.

Sobre a Cymco


A Cymco Alimentos nasceu do espírito empreendedor de Fred Cymbalista, impulsionado pela veia empresarial de sua família, que formatou o modelo de negócio como um projeto de TCC de uma pequena produção de pão de queijo na garagem de um centro comercial em uma empresa que comercializou mais de 18 mil toneladas do produto. Apenas em 2024, a marca faturou mais R$ 70 milhões por meio da venda de mais de 3,9 mil toneladas. A marca atua especialmente no food service, atendendo panificadoras, supermercados e postos de gasolina do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2025, o objetivo principal da marca é expandir sua atuação no varejo, ampliando a presença da Cymco Alimentos nas ilhas de congelados dos principais supermercados do Sul do Brasil. Para isso, foram investidos mais de R$30 milhões em uma nova fábrica, com o triplo de capacidade da produção atual e uma área cinco vezes maior, com o objetivo de absorver a demanda que hoje não é atendida pela marca.


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