Com mais de 300 cachoeiras e 42 praias, o paraíso no litoral paulista reserva trilhas, momentos de contemplação e diversão para viajantes solo ou acompanhados
Imagine um destino que combina a exuberância da mata, praias paradisíacas e cachoeiras de tirar o fôlego em uma ilha. Provavelmente, sua imaginação te levou para longe, possivelmente fora do Brasil. Será esse um sonho tão distante?
Vivemos em um país tropical, com um litoral de mais de 7mil km e paisagens que atraem turistas do mundo todo e ainda assim, com lugares ainda pouco conhecidos e valorizados nacionalmente. Ilhabela é um desses destinos. Pela associação rápida com a capital do estado de São Paulo, a ilha gera surpresa em quem desconhece seu lindo litoral. E que surpresa! O arquipélago, localizado no litoral norte paulista, é um cenário literalmente dos sonhos.
Com 42 praias, 9 ilhas e 360 cachoeiras, sendo 30 delas abertas ao público, Ilhabela é um verdadeiro refúgio para os amantes da natureza e, além disso, possui uma cultura local caiçara rica e viva!
Marcada pela forte ligação com o mar e a natureza, pela pesca artesanal, artesanato com materiais naturais, culinária baseada em frutos-do-mar e com músicas e festas tradicionais; a cultura caiçara reflete ainda outra relação com o tempo e ritmo de vida daquele que vive e percebe diretamente a influência da natureza em sua história e cotidiano.
Nesse paraíso, fica localizado o Hostel da Vila. Há 9 anos no centro histórico, mais conhecido como Vila, o hostel fica no fim da “rua do meio” ou rua São Benedito, santo homenageado pela maior manifestação cultural da cidade, a Congada. A rua começa no píer à beira-mar e a 200 metros encontra uma mata atlântica exuberante. É nessa área, de 9 mil m² de pura natureza, que o hostel, eleito em 2023 como o melhor do mundo pela plataforma HostelWorld, lança as suas novas acomodações que homenageiam a vida caiçara, que faz do simples, extraordinário.
Com foco no turismo regenerativo, aquele que vai além do sustentável e se dedica a contribuir com ações que gerem um impacto positivo no ambiente e comunidade; o Hostel da Vila busca valorizar e manifestar em seu espaço, essa atmosfera própria de quem vive junto ao mar. Construído de forma artesanal, sempre buscando respeitar e enaltecer a natureza e com muita arte local por todos os espaços, o hostel é ponto de encontro de viajantes do mundo com a comunidade local.
Conhecido por suas acomodações “fora da caixa” que remetem ao mundo viajante como as kombis e um trailer, ou o farol e um veleiro que já emergem da cultura do mar; as casinhas caiçaras feitas de madeira, com aquele desenho clássico de todos que figuram uma casa na infância, nos leva exatamente para o lugar de descanso e conforto necessário para um dia perfeito pós-mar e é uma viagem por si só. Seja deitado na cama, de onde se pode avistar a copa das árvores ou deitado na rede, de onde nessa época do ano você pode colher mangas, as casinhas são um convite a desacelerar e valorizar a beleza da vida entre o mar e a mata.
O Hostel da Vila oferece ainda inúmeras experiências únicas para apresentar Ilhabela a seus hóspedes por terra e mar, com passeios para avistamento de baleias, mergulho, uma kombi conversível para admirar a vista, aluguel de bikes e outras atividades de conexão junto a natureza, como parede de escalada, pista de skate, slackline, piscina com tobogã rodeada pela mata e também conexão humana, principal foco dos hostels, com programação musical super diversa em seu bar Floresta.
Há 3h de São Paulo e 6h do Rio, por uma das estradas mais lindas do Brasil, Ilhabela é cheia de encantos e mistérios. Lendas, naufrágios e uma história viva em suas tradições e festejos caiçaras que certamente te farão se apaixonar.