Endolaser no SUS: Hetrin conclui mutirão de cirurgias eletivas

Foram realizados mais de 270 procedimentos com destaque para o uso do inovador método de cirurgia vascular por Endolaser

Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) realiza mais de 270 procedimentos por endolaser, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)
A unidade realizou uma média de 91 cirurgias por mês durante os finais de semana. (Foto: DIvulgação/IMED)

Nos últimos três meses, o Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), realizou um mutirão de cirurgias eletivas, que foi concluído em setembro, totalizando 274 procedimentos. A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Flávia Morais, que destinou R$ 2 milhões para a sua realização, além de R$ 500 mil investidos pelo Deputado Estadual Dr. George Morais.

A unidade do Governo de Goiás, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, é referência em cirurgias eletivas no estado. Até setembro de 2024, o Hetrin realizou um total de 2.358 cirurgias, abrangendo tanto procedimentos eletivos quanto emergenciais. Para garantir a segurança de todos os pacientes, a unidade fez mais de 18 mil consultas ambulatoriais pré e pós-operatórias.

Um diferencial do mutirão foi a oferta de cirurgias vasculares com o método de Endolaser, que é pouco utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao seu alto custo. Graças ao mutirão, a unidade conseguiu viabilizar esse procedimento. O Endolaser permite que a parede interna da veia seja tratada por meio de um laser, com poucos cortes, o que possibilita uma recuperação mais rápida para o paciente.

Uma das primeiras pacientes contempladas pelo mutirão foi Karina da Conceição, que realizou uma cirurgia de laqueadura no primeiro final de semana da ação. “Minha experiência aqui no Hetrin foi excelente, desde a comunicação com os funcionários e enfermeiras até a interação com os guardas. As pessoas são muito atenciosas e amorosas na forma de conversar, não deixaram nada a desejar”, relata a paciente.

Cirurgias

O mutirão ofereceu cirurgias eletivas em diversas especialidades, incluindo cirurgia geral, vascular e ginecológica. Entre os procedimentos realizados estavam colecistectomia, histerectomia total, laqueadura tubária, tratamento cirúrgico de varizes (unilateral e bilateral), gastrostomia, hernioplastia, entre outros de média complexidade.

A diretora do Hetrin, Vânia Fernandes, celebra com entusiasmo a finalização do mutirão. “Realizamos essa ação para agilizar a fila de espera por cirurgias eletivas no estado, beneficiando a população de Trindade e região que aguardava por esses procedimentos. Encerramos o mutirão com muito sucesso, totalizando mais de 270 procedimentos realizados”, afirma a gestora.

Outra paciente que compartilha dessa felicidade de participar do mutirão é Dayane Soares. “Realizei a cirurgia de varizes por Endolaser e foi excelente. Gostei muito da equipe que realizou o procedimento; foram muito educados comigo, assim como a equipe de assistência, incluindo enfermeiras, técnicos e maqueiros, todos muito atenciosos. Estou realmente satisfeita e parabenizo o atendimento”, afirma.

As cirurgias do mutirão foram realizadas em dias específicos: sextas-feiras, sábados e domingos, com o objetivo de garantir que os demais serviços da unidade não fossem prejudicados e que todos os pacientes contemplados pelo mutirão recebessem atendimento.

 

Assessoria de Comunicação do Hetrin

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB