Pesquisa encomendada pelo Microsoft aponta que 90% dos gestores
consultados buscam aplicar a IA atualmente
Os produtos e serviços que adotam a Inteligência Artificial (IA) ganham espaço nos negócios e a competitividade nos segmentos de tecnologia tem se mostrado um desafio para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil. Publicado neste ano, um estudo encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação revela que 90% dos gestores consultados buscam aplicar a IA atualmente – proporção que é menor entre as microempresas (70%) e mais alta entre as nativas digitais (98%).
A 4ª edição da pesquisa IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências,
desafios e oportunidades realizou 300
entrevistas online com autodeclarados líderes de MPMEs em dezembro de 2023. O
levantamento confirmou a IA como a tendência dominante em tecnologia no
momento.
Diferencial competitivo
Nesse contexto, a IA representa um diferencial competitivo e exige dos
negócios o aprofundamento em assuntos como custo-benefício para implementações,
investimentos, capacitação de pessoas e cibersegurança, entre outros
aspectos. Iniciativas que ampliam a satisfação dos consumidores incluem a
adoção de robôs automatizados em estabelecimentos e a evolução nas ferramentas
de atendimento (tipo os chatbots).
Por outro lado, existem os obstáculos ao pleno aproveitamento das
inovações no segmento, a exemplo do analfabetismo digital e da resistência à
mudança. De modo, os estudos e os eventos para capacitação são um caminho
essencial para difundir a transformação digital nas empresas.
“Vejo a aplicação de IA generativa [usada para criar novos conteúdos,
como imagens, textos, áudios, vídeos e músicas] no ambiente corporativo como um
caminho sem volta. As empresas que saírem na frente no uso responsável e
estratégico dessas tecnologias terão uma vantagem competitiva enorme”, avalia
Rafael Viana, Chief Product Officer da Agilize, a primeira
contabilidade online do Brasil.
Segundo o executivo, a Agilize se destaca
no atendimento a empresas de tecnologia, incluindo aquelas com foco em IA, por
ser uma empresa nativa digital que coloca a inovação tecnológica no centro da
estratégia. “Nós não apenas utilizamos tecnologias de ponta, mas investimos
fortemente no desenvolvimento de soluções proprietárias de IA para agregar
ainda mais valor aos nossos clientes”, afirma.
“Alguns exemplos concretos são o nosso sistema de atendimento ao cliente
com IA, que oferece respostas rápidas e precisas em primeira instância,
reduzindo o volume de demandas para a equipe humana e melhorando a experiência
do usuário. Temos também o sistema de conciliação automática baseado em IA, que
elimina mais de 90% do trabalho manual dos nossos clientes no processo de
importação e conciliação dos lançamentos financeiros”, acrescenta Rafael Viana.
O executivo celebra o volume crescente nos atendimentos a negócios
voltados à evolução tecnológica. “Atendemos milhares de empresas de tecnologia
de diversos portes, que encontram na Agilize um parceiro que realmente entende
as suas necessidades e oferece soluções sob medida. Nossa carteira de clientes
nesse segmento cresce a taxas aceleradas ano após ano”, diz.
Processos internos
A adoção da IA vai além das interfaces para o atendimento dos usuários
finais. De modo mais específico, ela está presente em diversos procedimentos
estruturais das empresas para oferecer o melhor resultado. Segundo a pesquisa
encomendada pela Microsoft, 94% das empresas consideram que o impacto da IA na
produtividade da empresa é positivo.
Ao todo, estes porcentuais de gestores consideram que essa tecnologia
contribui positivamente na empresa para:
- 91% na qualidade do trabalho
- 90% na satisfação do cliente
- 88% na motivação e engajamento dos funcionários
Além disso, os líderes avaliam que um dos impactos da IA foi um
incremento médio de 48% na produtividade das companhias.
“Incorporamos a IA nos nossos processos internos para automatizar
tarefas repetitivas, permitindo que nossos colaboradores se dediquem a
atividades mais estratégicas e que requeiram análise humana. Esses são apenas
alguns exemplos de como a IA permeia o nosso negócio de ponta a ponta”,
salienta Rafael Viana, Chief Product Officer da Agilize.
O Chief Product Officer ressalta que a empresa apresenta um portfólio de
serviços pensados especificamente para atender às necessidades de empresas de
tecnologia e dos seus sócios. “Em complemento aos serviços tradicionais de
contabilidade, folha de pagamento e gestão financeira, oferecemos consultoria
especializada para tópicos relevantes para esse segmento, como enquadramentos
tributários específicos para TI, equity compensation [como stock options] e
valuation, entre outros.
De acordo com Rafael Viana, o objetivo é ser um one-stop shop (negócio
que oferece múltiplos produtos/serviços em um mesmo lugar) para cuidar da parte
administrativa de forma eficiente, de maneira que os empreendedores possam se
dedicar inteiramente ao core business e às atividades que realmente agregam
valor.
Dicas para negócios de tecnologia crescerem
O executivo da Agilize também aborda algumas dicas para que as empresas do ramo de tecnologia possam
se consolidar e crescer em um ambiente de competição intensa e com aplicação de
recursos de IA:
1. Foco no produto e nos clientes
Com a velocidade da inovação tecnológica, é fácil se perder em meio a
inúmeras oportunidades e acabar negligenciando o core business. As empresas de
maior sucesso são as que entendem profundamente o problema que estão resolvendo
e mantêm uma obsessão saudável pela satisfação dos seus usuários.
2. Investimento contínuo em pessoas e cultura
Em empresas de tecnologia, o capital humano representa o principal
ativo. É fundamental atrair e reter os melhores talentos, o que exige não
apenas bons pacotes de remuneração e benefícios, mas principalmente uma cultura
organizacional atraente, com propósito, desafios estimulantes e oportunidades
de desenvolvimento.
3. Eficiência na gestão financeira e administrativa
Muitas empresas de tecnologia, por terem um modelo de negócio escalável,
acabam negligenciando aspectos básicos de controle financeiro, o que pode
comprometer a saúde do negócio no longo prazo. Tenha processos bem estruturados
de contabilidade, planejamento tributário e gestão de fluxo de caixa, entre
outros.
Por fim, o executivo da Agilize pontua que a empresa não enxerga a IA
como um modismo, mas como um fator relevante para a capacidade de crescer e
atender cada vez melhor nossos clientes. “Estamos comprometidos em estar sempre
na vanguarda da aplicação de IA no nosso setor, desenvolvendo soluções
proprietárias e inovando continuamente”, reforça.
De acordo com Rafael Viana, a excelência operacional e a qualidade do
serviço serão cada vez mais determinadas pela capacidade dos negócios de
utilizar a IA generativa de forma inteligente e a Agilize está preparada para
ser protagonista nesse cenário.