Órgãos de fiscalização da Prefeitura interditaram dois espaços conhecidos pela comunidade LBTQIAPN+; influenciadores questionam medida, que consideram “discriminatória”
Renan Augusto da Silva e Emerson Moreira de Souza, idealizadores da página no Instagram Dicas LGBT (@dicaslgbt), se manifestaram contra o fechamento dos estabelecimentos da comunidade LBTQIAPN+ na região do Arouche e da Vieira de Carvalho, no centro de São Paulo. Recentemente, dois bares foram fechados pela Prefeitura de São Paulo. Membros ligados à Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População LGBTI+ criaram um abaixo-assinado solicitando a reabertura dos estabelecimentos e mais políticas de segurança para a comunidade.
Eles consideram a medida discriminatória, uma vez que os locais são pontos de aglomeração da população LBTQIAPN+ desde a década de 60. Segundo eles, a medida é conservadora e não relacionada a questões de segurança, como salienta Emerson:
”Vemos que a régua não é a mesma para outros locais frequentados por clientes heterossexuais, que, mesmo gerando aglomeração de pessoas, não enfrentam as mesmas restrições”.
Renan ainda argumenta que a prefeitura deveria investir em infraestrutura e, principalmente, em segurança pública, em vez de fechar os estabelecimentos.
“Essa ação é uma tentativa de calar e restringir a comunidade LGBTQIAPN+, nos negando espaços de expressão e convivência históricos. É essencial resistir a essas tentativas de marginalização e lutar pela preservação desses locais como espaços seguros e acolhedores para a comunidade”.
Sobre o Dicas LGBT
Com quase 40 mil seguidores, a página Dicas LGBT busca criar uma plataforma inclusiva e informativa para a comunidade LGBTQIAPN+, com o objetivo de se tornar a principal fonte de visibilidade e influência para esse público. O perfil oferece uma variedade de conteúdo sobre São Paulo, incluindo sugestões de passeios, insights sobre estilo de vida, cultura, gastronomia e muito mais.