*Werner Flogel
O termo “empresa cognitiva”
tornou-se cada vez mais significativo no contexto da Indústria 4.0 nos últimos
anos. Envolve uma nova abordagem onde a Inteligência Artificial (IA) e outras
tecnologias cognitivas são utilizadas para melhorar a tomada de decisões,
aumentar a eficiência operacional e criar novos modelos de negócios.
As empresas cognitivas utilizam IA
e outras tecnologias cognitivas para automatizar e expandir processos, aumentar
a eficiência e melhorar a tomada de decisões. Por exemplo, a análise de dados,
a aprendizagem automática e o processamento de linguagem natural são utilizados
para obter insights, automatizar tarefas e tomar melhores decisões.
No livro de 2022, "Caminhos
para a produção autônoma – um guia de inovadores para inovadores” o professor
Sand descreve a informatização (pelo menos parcial) das atividades cognitivas
como um fator necessário para a implementação completa dos diferentes estágios
de Indústria 4.0. No artigo, ele indica o que constitui uma empresa cognitiva,
quais as vantagens que ela oferece e por que está se tornando cada vez mais
importante.
Um dos elementos mais importantes
de uma empresa cognitiva é a sua capacidade de aprender e se adaptar. Em outras
palavras, os dados estão no cerne de uma empresa cognitiva. Ao recolher e
analisar grandes quantidades de dados de diferentes fontes, tais como
interações com clientes, tendências de mercado ou experiências de utilizador,
podem ser obtidos novos conhecimentos e tomadas melhores decisões para o
desenvolvimento de novos produtos e serviços, por exemplo, para reagir de forma
mais eficaz a mudanças nas condições de mercado, requisitos do cliente e outros
fatores.
Neste processo, uma empresa
cognitiva depende de uma série de tecnologias cognitivas, incluindo:
·
Processamento de Linguagem Natural
(PNL): permite que as máquinas entendam e interpretem a linguagem humana. Isso
pode ser usado para automatizar as interações de atendimento ao cliente,
analisar o clima nas redes sociais e obter insights de dados não estruturados.
·
Aprendizado
de Máquina (ML): os algoritmos de ML permitem que as máquinas aprendam com os
dados e melhorem seu desempenho ao longo do tempo. Isto pode ser usado para
otimizar processos de negócios, prever o comportamento do cliente e identificar
fraudes.
·
Visão computacional (CV): As
tecnologias CV permitem que as máquinas interpretem dados visuais, como imagens
e vídeos. Isso permite identificar erros nos processos produtivos, monitorar
fluxos de tráfego e rastrear estoques.
·
Automação robótica de processos (RPA):
RPA usa robôs de software para automatizar tarefas repetitivas, como entrada de
dados e relatórios. Isso permite que os funcionários se concentrem em tarefas
de maior valor.
Mas, que vantagens uma empresa
cognitiva oferece? A inteligência artificial (IA) é um componente chave de uma
empresa cognitiva, permitindo à empresa automatizar e otimizar seus processos,
melhorar a tomada de decisões e criar novo valor para os clientes. Eas empresas
cognitivas estão se tornando cada vez mais importantes para uma série de razões,
entre elas:
·
Maior eficiência: A automação e
otimização de processos de negócios permitem que as empresas cognitivas
aumentem a eficiência, reduzam custos e melhorem a qualidade.
·
Melhor tomada de decisões: O acesso a
dados em tempo real e análises aprofundadas permite que as empresas tomem
decisões bem fundamentadas com mais rapidez.
·
Melhor experiência do cliente: O uso de
tecnologias cognitivas permite que as empresas ofereçam aos seus clientes
experiências personalizadas, melhorando a satisfação e a fidelização dos
clientes.
·
Vantagem competitiva: Os sistemas
cognitivos permitem que as empresas permaneçam à frente dos concorrentes,
aprendendo e adaptando-se continuamente às mudanças nas condições do mercado.
Em suma, a empresa cognitiva é uma
nova abordagem que utiliza IA e outras tecnologias cognitivas para automatizar
processos de negócios e desenvolver novos modelos de negócios. Numa empresa
cognitiva, os conceitos de “Visão, Compreensão e Estar preparado”, são
considerados etapas-chave no roteiro da Indústria 4.0 e estão em constante
desenvolvimento. Criar o futuro significaque as empresas cognitivas dependem da
inteligência artificial e das tecnologias cognitivas no seu caminho para
alcançar a produção autônoma.
*Werner Floegel é diretor de
Inovação Estratégica da Gemü
Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde
1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta
tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para
os
setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar
sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica,
Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas
estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de
envase de alimentos e bebidas.
Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos
líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde
sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em
importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções
personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de
aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia.
O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na
Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está
presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.