De São Paulo para CASACOR Brasília: Arquiteta homenageia o maestro e pianista João Carlos Martins

 Arquitetura inclusiva e a música ganham destaque na maior mostra de decoração da América Latina com Daiana Pontes



O Espaço Composição, assinado por Daiana Pontes, é uma fusão da música com a arquitetura, pois em ambos os segmentos é possível ter grandes composições e harmonia. Neste ano a arquiteta, que nasceu em São Paulo, estreia na CASACOR Brasília 2023 assinando um dos ambientes do Grupo Eixo, com um projeto que mostra a sua sensibilidade ao projetar um espaço que traz soluções e tendências para propiciar o convívio social, descanso, bem-estar e acessibilidade. Tudo apresentado por meio de uma inspiração que vem da própria trajetória de vida e do homenageado, o maestro e pianista João Carlos Martins. Ambos têm em comum a paixão pela música e o ambiente, projetado para ser uma cozinha gourmet com um espaço de descompressão, vem de encontro a todo o contexto da importância e da representatividade da música para os dois. 

A arquiteta traz um projeto minimalista e aconchegante, mostrando como a arquitetura pode impactar a vida das pessoas. “Trago uma arquitetura leve e, ao mesmo tempo, acolhedora. Para mim, a representação do Corpo & Morada é isso. É estar em um ambiente gostoso, claro, leve, que eu consiga desacelerar e que seja inspirador.”, comentou Daiana Pontes.

Quem gosta de música geralmente gosta de interação social e por isso é que o Espaço Composição também foi preparado para propiciar os encontros. A cozinha gourmet contém uma área de descompressão, que busca alinhar a culinária à música e, por isso, tem um espaço ampliado para a área da adega e do piano. O instrumento musical posicionado no ambiente é o ponto de encontro com o homenageado, que por décadas o acompanhou na sua trajetória profissional. O musicista teve a sua carreira como pianista interrompida devido a uma doença degenerativa que afetou os movimentos das mãos. Logo após, a música falou mais alto e ele iniciou a sua carreira como maestro. Por isso é que também a musicalidade, as formas e a acessibilidade estão muito presentes no ambiente. 

A inclusão é uma das palavras-chave do ambiente e está sendo enaltecida pela arquiteta, que apresenta uma arquitetura necessária e com um grande papel social por proporcionar bem-estar a pessoas com limitações motoras. Segundo Daiana, “tudo foi detalhadamente pensado para que os vãos da circulação tivessem um espaço amplo e com curvaturas no projeto de interiores para minimizar as quinas. Com apenas um comando de voz é possível controlar o som ambiente e o ar-condicionado, abrir os armários, movimentar as cortinas e acionar as luzes, por exemplo”. Daiana contou com o apoio da e-Dots Energia Renovável para a execução de todos os pontos de automação e que possibilitará, inclusive, o acionamento de água quente ou fria com o comando de voz.

Já a paleta de cores suaves e a luz natural estão entre os pontos altos do ambiente, que tem ainda uma claraboia que favorece a entrada de luz. A iluminação artificial do ambiente tem a parceria da Filamento Iluminação que atuou detalhadamente para proporcionar a iluminação minimalista pedida no projeto, atuando com equilíbrio para realçar os detalhes e a textura da parede com o efeito Velvet.

Todo o ambiente é pautado pela elegância vista em cada canto com o uso de materiais nobres, como na área da cozinha que possui uma bancada e ilha feitas em quartzito Mont Blanc com acabamento saarinen e frontão elevado. Nessa etapa das pedras naturais a Marmoraria Margran atuou com excelência, em conjunto com Daiana Pontes, para mostrar as variadas possibilidades de valorização de um espaço com as pedras naturais. Tanto que os visitantes da mostra poderão conferir uma floreira e adega em Dolomítico Calacata

Matarazzo com acabamento slim. Já as mesas de centro também são feitas no mesmo material, mas nesse caso usufruindo do acabamento saarinen. Para a execução do Espaço Composição, Daiana contou com a expertise no segmento de construção civil da Bernardes Construtora, que foi a responsável pela mão de obra e acompanhamento das obras, pelo contra-piso, gesso, parede de drywall, parte elétrica, instalação de luminárias e pintura, além de proporcionar todo o suporte a todas as equipes e parceiros envolvidos.“Sou apaixonada pelo trabalho e pela serralheria da Bernardes. As mesinhas de centro a gente desenhou e a Bernardes executou a parte de serralheria, assim como a base da estante que também foi feita por eles. Os tampos da mesa foram desenvolvidos pela Margran.”, comentou Daiana.


O piso do ambiente é um destaque a parte, pois a arquiteta optou por escolher na Detalhe Acabamentos o Piso Vinílico cimento bege, em placas. O revestimento segue a tendência do concreto aparente, usando um vinílico como ferramenta para garantir o efeito, além da qualidade, obra limpa e aplicação rápida e prática. Ela também escolheu o piso em formato orgânico feito com seixos, aplicado com resinas especiais. Trata-se de um piso drenante, que é um tipo de revestimento que privilegia a estética de projetos arquitetônicos diferenciados.

Itens autorais, desenhados pela própria arquiteta, também compõem o ambiente como a tapeçaria italiana em formato orgânico, fornecido pela Lao Interiores, assim com a fibra de vidro, que é um material apropriado para ambientes com umidade e foi instalado na parede de fundo da floreira e na parede da cortina. Esse é um dos inúmeros detalhes de inovação apresentados no ambiente, pois é um material que pode receber pintura por cima. O projeto contou com a parceria ativa da Lao, que também apresenta uma cortina de correntes escolhida por Daiana para proporcionar personalidade e elegância ao espaço, bem como 04 poltronas Bburn em tecido bouclé, na cor off-white, e as 07 banquetas em tecido bouclé, cor off- white com estrutura pintada na cor champanhe.

Ao falar de itens de autorais, esculturas da artista plástica Palova Lima também estão inseridas no ambiente. Além de um acervo pessoal, Daiana contou com a parceria da Tendência Decoração no projeto de ambientação com adornos pautados em uma curadoria personalizada para o ambiente, incluindo vasos, copos, bandejas, livros em couro, centros de mesas, cachepot, plantas desidratadas entre outros. 

Quem visita o Espaço Composição percebe a predominância das cores leves e suaves. Neste ano os tons são da CORAL e podem ser encontrados na Riacho Tintas. A Celmar está no ambiente na execução do armário de 09 metros projetado pela arquiteta. 

Trata-se de um projeto minimalista e com a prevalência dos tons claros e com o acabamento todo feito na pintura Matte Alpes. Por se tratar de uma cozinha com design limpo e prezando pela estética elegante, as frentes contam com o sistema TOC fecho para abertura e fechamento das portas, eliminando o uso de puxadores. 

O armário da geladeira embutida possui um puxador personalizado em cava, dando continuidade ao conceito de design minimalista prevalecido em todo o espaço. Já a prateleira em ondas, desenhada por Daiana Pontes, foi executada pela Celmar de forma personalizada e com exclusividade para o ambiente.

PERFIL - DAIANA PONTES

Arquiteta urbanista, designer de interiores e paisagista com atuação em projetos residenciais, corporativos e comerciais. Também é especialista em gerenciamento de obras e está à frente do escritório que leva o seu nome. Desde 2015 atua no segmento da arquitetura e decoração de Brasília. Possui ainda uma grande atuação em projetos localizados em outros estados, como São Paulo. “Busco sempre otimizar todos os recursos possíveis para que os projetos desenvolvidos no meu escritório possam atender a demanda dos nossos clientes, gerando vida aos sonhos de forma tangível e harmônica”, comentou Daiana Pontes.

MAESTRO E PIANISTA JOÃO CARLOS MARTINS

O maestro e pianista João Carlos Martins é mundialmente conhecido pela qualidade e excelência do seu trabalho, principalmente em relação a sua participação como intérprete das obras de Bach, uma das suas principais produções. O artista teve a sua carreira como pianista interrompida devido a uma doença degenerativa que afetou os movimentos das mãos. Aos 63 anos, ouviu do seu médico que nunca mais tocaria piano. Foi quando, nesse momento, nascia um maestro. Por isso é que a musicalidade, as formas e a acessibilidade estão muito presentes no Espaço Composição.

GRUPO EIXO:

O Grupo Eixo surgiu visando impulsionar o crescimento dos profissionais da arquitetura, do design e da construção civil da Capital Federal, bem como também de empresas do segmento. Outra premissa do grupo é a geração de conexões e de novos negócios para as empresas parceiras do Eixo.

SERVIÇO:

CASACOR Brasília 2023

Quando: 01 de setembro a 05 de novembro

Onde: Estádio Nacional Mané Garrincha

Fotografias: Edgard César

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB