Cooperativas financeiras são alternativas aos bancos

 



 

Instituições ampliam presença, acirrando a concorrência com bancos tradicionais

 

Presentes em diversas cidades pelo País, seja em grandes centros financeiros, como na Avenida Faria Lima, em São Paulo, ou em cidades do interior como Boituva, interior paulistano com pouco mais de 60 mil habitantes, as cooperativas de crédito estão ampliando seus locais de atuação, figurando entre as maiores instituições financeiras do Brasil. Reportagem deste mês de setembro publicada pelo jornal O Estado de São Paulo destacou que em março, as cooperativas detinham 6,9% dos R$ 4,8 trilhões em depósitos em instituições financeiras. Em março de 2014, essa quantia era de 2,88%.

                                                                                                                      

Dados do Banco Central revelam um crescimento constante das cooperativas financeiras nos últimos dez anos, concentrando mais recursos do que a soma dos depósitos mantidos em outros tipos de participantes do sistema financeiro nacional – como as instituições de pagamento, categoria em que se enquadram as fintechs, com fatia de 4,15%. Uma das causas desse crescimento apontado pela reportagem, é a presença física: desde 2019, o segmento abriu 2,3 mil agências no País (passando de 6.054 para 8.343), enquanto que os bancos fecharam 2,7 mil (de 19.964 para 17.215).

 

O Sicoob UniCentro Br, maior cooperativa financeira de Goiás e que está entre as cinco maiores do Sistema Sicoob do País, segue essa tendência, experimentando um crescimento exponencial desde 2022. Presente fisicamente nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal, a cooperativa contabiliza atualmente mais de 110 mil cooperados. Em 2022, obteve ainda o crescimento de quase 40% em relação aos ativos totais administrados, atingindo o montante de 6.3 bilhões de reais.

“O cooperativismo financeiro é um modelo consolidado e segue ampliando sua participação no Sistema Financeiro Nacional a cada ano. Enquanto as instituições financeiras tradicionais estão migrando para o atendimento 100% digital e virtual, nós, como cooperativa, acreditamos na força do atendimento pessoal e personalizado, sempre próximo às comunidades em que estamos inseridos. Por isso, o nosso plano de expansão que começou a ser executado no ano passado, envolve investimento na manutenção e incremento nas nossas agências físicas”, explica o diretor- presidente eleito do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia.

Um dos grandes diferenciais das cooperativas de crédito é que o cooperado também é dono do negócio, diferente dos bancos tradicionais, onde são apenas clientes. “Como as cooperativas não têm fins lucrativos, geralmente as taxas de serviços são mais acessíveis e competitivas do que os bancos tradicionais. Outro diferencial são as sobras distribuídas de acordo com a movimentação financeira de cada um. Ou seja, diferente dos bancos tradicionais, que têm como objetivo dar lucro aos seus acionistas, nas cooperativas o resultado financeiro é distribuído entre os seus cooperados”, esclarece Diogo.

 

 

Sobre o Sicoob UniCentro Br

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 6,8 bilhões de ativos e conta com mais de 110 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB