Brasileira é eleita Líder Global de Cuidados Paliativos pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica

  

Foto: divulgação

Cristiane Bergerot, do Grupo Oncoclínicas, é referência em psico-oncologia e defende a importância da equipe multidisciplinar como objetivo de melhorar o cuidado ao paciente oncológico 


A linha de Cuidados Paliativos da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) será liderada por uma representante brasileira. Eleita para a importante missão de aprimorar o cuidado aos pacientes com câncer, Cristiane Bergerot, que também integra o Grupo Oncoclínicas - maior instituição de tratamento oncológico do Brasil e da América Latina - ocupará o cargo de Líder Global nessa categoria durante o biênio 2023-2024.


Atualmente, com mais de 45 mil membros ao redor do mundo, a ASCO se consolidou como uma das principais referências na oncologia. "Participar da liderança de uma área que cresce em importância na oncologia é uma grande honra. Os cuidados paliativos proporcionam uma assistência ao paciente, auxiliando no manejo dos sintomas físicos e emocionais, melhorando a qualidade de vida e potencialmente influenciando nos desfechos clínicos", ressalta a pesquisadora e psicóloga especializada em oncologia.


Cristiane, que também é Líder Nacional de Especialidade Equipe Multidisciplinar do Grupo Oncoclínicas, ressalta a importância da assistência psicossocial para manter o paciente no cerne dessa jornada oncológica. Nesse contexto, ela destaca a importância do bem-estar físico, emocional, social/familiar e espiritual do paciente.


"O paciente deve sempre ser nosso principal foco. É crucial oferecer uma assistência centrada nas reais necessidades de cada indivíduo. Nesse sentido, a integração dos cuidados paliativos na assistência ao paciente com câncer torna-se uma necessidade imperativa. Minha nomeação como Líder Global de Cuidados Paliativos pela ASCO reflete o fortalecimento dessa área no Brasil e o reconhecimento internacional de sua relevância ", comenta.  


Conquistas na ASCO


Cristiane Bergerot é uma voz proeminente na ASCO, tendo alcançado o prestigiado título de “Featured Voice”, ou seja, porta-voz da Sociedade desde 2018. Sua participação ativa é notável em várias iniciativas, incluindo seu papel como membro do Comitê de Comunicação e Editora Associada do Cancer.net.  A psicóloga e pesquisadora do Grupo Oncoclínicas foi convidada a compor ainda a banca de experts para definição das diretrizes “Avaliação e Gerenciamento de Pacientes Idosos Recebendo Quimioterapia”, recentemente publicada no Journal of Clinical Oncology. 


Além disso, ao longo de dois anos, Cristiane recebeu quatro Merit Awards por trabalhos apresentados nos Congressos da ASCO, bem como o estimado e competitivo Global Oncology Young Investigator Award. A especialista, conhecida internacionalmente por suas pesquisas, teve seu estudo sobre a viabilidade de um programa remoto de avaliação e intervenção geriátrica no Brasil apoiado pela ASCO e Conquer Cancer Foundation. O estudo foi recentemente publicado na revista Cancer e pode ser acessado clicando aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB