Estrutura da unidade, área kids e foco na experiência de consumo do cliente contribuem para Alessa Silva comandar loja de açaí
Alessa Silva sempre teve o empreendedorismo em seu DNA. Aos 16 anos, com Elmiro Silva, namorado da época e atual marido, abriu o seu primeiro negócio, uma locadora de vídeos. Embora tenham inaugurado outras empresas, foi o setor de alimentação que os cativou. Há seis anos, Alessa trabalha no comando de uma pizzaria na cidade de Sete Barras, interior de São Paulo. Em 2022, a empresária pensou em abrir uma sorveteria e começou a buscar um balcão. A busca a levou a diversos marketplaces e entre as opções encontrou um que lhe encantou. Com uma beleza única e um excelente acabamento, o balcão tinha uma logomarca que chamou ainda mais a sua atenção. Interessada em saber mais a respeito, descobriu que ele era do Açaí da Cidade, rede de franquias de açaí com mais de 20 unidades espalhadas pelo interior paulista. Entusiasmada pelos atrativos do modelo de negócio, em outubro, Alessa investiu na marca e inaugurou a mais nova loja do Açaí da Cidade. “Minha ideia inicial era abrir um negócio perto da pizzaria. Pensava em deixá-lo para o meu filho. Quando ele crescesse poderia começar a ter uma experiência empreendedora. Ao achar o balcão entrei em contato com a pessoa que estava o vendendo e descobri que ele era personalizado do Açaí da Cidade. Esse foi o fio do novelo para mudar os meus planos e descobrir mais sobre essa oportunidade de negócio. Me cadastrei no site e logo tive um rápido atendimento, que me tirou todas as dúvidas e me deixou fascinada com a organização da franqueadora e o capricho das suas unidades. Além disso, as opções de açaí são uma delícia. É um espaço no qual a pessoa vai saborear um açaí e vivencia uma experiência de aconchego e conforto”, comenta Alessa Silva, franqueada do Açaí da Cidade de Sete Barras. Na prática, o franqueado da Açaí da Cidade deve realizar a gestão da unidade. Para isso ele conta com o suporte e know how da franqueadora. A rede tem como foco a experiência de consumo dos seus clientes. Suas unidades contam com área kids, espaço para pets e também um local para colocar bicicletas. Para os clientes, existe tanto a opção de self-service como também pedidos prontos. “Sete Barras é uma cidade muito pequena. A maioria dos restaurantes não possuem espaço para crianças. Como mãe, eu sei o quanto é difícil cuidar do filho enquanto saboreia uma refeição. Devido a isso investi muito na área kids da franquia. Quero que a minha loja seja um lugar querido para todos os moradores e famílias da cidade. Meu desejo é que ela seja conhecida por ser um lugar onde as pessoas possam se reunir tranquilas, se divertir e saborear momentos felizes. Com destaque na palavra saborear”, brinca Alessa ao fazer referência ao açaí. “O que era um simples balcão se tornou uma nova fonte de renda para mim e para a minha família”, conclui a empresária. Para o futuro, Alessa gostaria que a sua franquia se tornasse um ponto de referência no atendimento e também nos açaís de Sete Barras. A empresária pensa na possibilidade de comprar mais uma unidade, mas dessa vez na cidade de Registro, também no interior de São Paulo. O investimento inicial para a franquia do Açaí da Cidade é de R$ 135 mil, com faturamento médio de R$ 50 mil ao mês e previsão média de retorno em 12 meses.