Alckmin e Lula pretendem retomar trem de passageiros no interior paulista

Projeto encabeçado pelo governo federal, em parceria com a iniciativa privada, teria como plano piloto o percurso entre Campinas e São Paulo, com possibilidade de extensão

Foto: Pedro Oliveira.

O ex-governador Geraldo Alckmin disse que ele e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretendem retomar o trem de passageiros no interior paulista. O projeto seria encabeçado pelo governo federal, em caso de vitória da dupla na corrida presidencial, em parceria com a iniciativa privada, e teria com plano piloto retomar o trajeto entre Campinas e São Paulo, com possibilidade de extensão até Santos.

“Existe uma estrada de ferro de carga, que passa por Campinas, São Paulo e vai até Santos. Nós defendemos um trem de média velocidade, de passageiros, ligando Campinas, incluindo o aeroporto de Viracopos, talvez com uma parada em Jundiaí, até a cidade de São Paulo. E de lá ele poderia ir até Santos”.

“É viável porque o caro seria desapropriar as terras, mas como do lado do trem de carga tem espaço suficiente para o trem de passageiros, então basta o governo federal ceder a área. Estou otimista, tem tudo para sair, incluindo fazendo parceria com a iniciativa privada”, explicou Alckmin.

A fala ocorreu nesta terça-feira (11), durante entrevista para a Rádio Cidade das Águas, de Amparo. O ex-governador afirmou também que o mesmo projeto poderia ser feito com trens de passageiros saindo de São Paulo para três destinos diferentes, como Sorocaba, São José dos Campos e Taubaté.

“Eu defendo muito infraestrutura e logística. Em termos de rodovias, São Paulo tem boas rodovias como a Anhanguera e a Bandeirantes, que é a melhor do Brasil. E a ferrovia precisa ser incentivada, ela desafoga o trânsito e todo mundo gosta do trem, tem saudades, e é um projeto viável”, completou.
Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB