Os micros e pequenos empresários, além dos profissionais liberais de Jundiaí (SP), terão a oportunidade de escoar seus produtos e fortalecer o caixa num verdadeiro mutirão de rodada de negócios. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a plataforma de permutas multilaterais, XporY.com, o evento será no próximo dia 29 de setembro e visa promover o encontro entre empreendedores de forma on-line.
A primeira rodada de negócios será realizada preferencialmente com empresas associadas do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jundiaí e Região (CDL). Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo link https://permuta-rodada.sebraesp.com.br/
De acordo com o sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, são esperadas cerca de 100 empresas nesta primeira edição. Ele explica que a rodada de negócios irá conectar fornecedores e consumidores de forma virtual, com mecanismos de inteligência de software para alinhar demandas com ofertas divididas por segmento.
“Todos os participantes irão, previamente, colocar suas ofertas de produtos e serviços, e também irão informar suas demandas. A plataforma da XporY.com, juntamente com o Sebrae, durante a Rodada, vai organizar os matchs de oferta e demanda com o auxílio de inteligência artificial para formar as conexões mais prováveis de gerar negócios”, descreve Barbosa.
Segundo Marcelo Paranzini, gerente do Sebrae Jundiaí, a rodada de negócios é importante pois vai ajudar várias empresas a adquirir produtos e serviços que necessitam e como forma de pagamento utilizar seus produtos e serviços, desta forma, não impactando na saída de capital do caixa da empresa, bem como reduzindo possíveis estoques.
Ele também ressalta a expertise da plataforma nesse tipo de negociação. “A XporY é fundamental para atingir o objetivo, pois desenvolveu tecnologia que permite identificar dentre os inscritos quais devem ser direcionados para compor a triangulação em cada Rodada, potencializando a chance de negócios para todas as empresas participantes”, afirma o gerente. A exemplo de São Paulo, a XporY também realiza eventos similares em parceria com outras unidades do Sebrae pelo País, como Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo.
Resultados de um ano em um dia
Diferente da permuta bilateral, que é a troca direta entre dois agentes, a permuta multilateral, modelo de negócio usado pela XporY.com, consiste na troca de mercadorias, produtos ou serviços sem envolver dinheiro, mas sim ativos em capacidade ociosa. O formato não depende do interesse mútuo de ambas as partes, já que envolve serviços e produtos de diversas empresas. Além de trazer a facilidade de equilibrar estoques e acessar bens e serviços, sem mexer no fluxo de caixa.
O sócio-fundador da XporY.com revela que os participantes da rodada de negócios em permuta poderão alcançar resultados de um ano em um único dia. Segundo Rafael Barbosa, isso é devido à estruturação da rodada baseada em coleta de ofertas e demandas previamente, e também à inteligência artificial.
“O volume de oportunidades de negócio geradas são muito superiores às rodadas de negócio tradicionais. Não surpreendendo se alguns clientes atingirem o volume de permutas de um ano, em apenas, um só dia. O volume de transações comerciais é também muito influenciado pelo adiantamento de crédito em permuta que todos os participantes receberão para comprar produtos e serviços sem ainda terem vendido dentro da plataforma XporY.com”, finaliza Rafael.